O TikTok revolucionou o consumo e o entretenimento dos meios de comunicação social. Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo – 90% dos quais acedem diariamente – tornou-se um local ideal para as empresas se ligarem ao seu público através de conteúdos. No entanto, apesar deste grande potencial, poucas empresas estão atualmente a ter sucesso nesta plataforma. Porquê? O que precisam de fazer se quiserem ser bem sucedidas? A LLYC revelou algumas chaves no relatório “TikTok: uma oportunidade para as marcas”, preparado pela equipa de Digital Influence.
“Para ter sucesso no TikTok tem de compreender os códigos desta plataforma, compreender que evoluímos do conteúdo gerado pelo utilizador para o entretenimento gerado pela comunidade e para isso uma empresa tem de ser capaz de vestir o fato do criador e participar. Como? Fornecendo autenticidade, valor e a sua própria personalidade original”, diz Alejandro Domínguez, Diretor Sénior de Influência Digital Europa na LLYC, um dos autores do relatório.
O TikTok compete muito mais com a televisão ou plataformas de streaming do que com as redes sociais. É o sonho dourado de qualquer comunicador ou comerciante porque os seus utilizadores estão “viciados” nesta aplicação durante mais de 60 minutos por dia. Quem quer que esteja no TikTok está no TikTok, o que para a economia da atenção é ouro puro. E não se trata apenas de adolescentes: 67% dos utilizadores têm mais de 25 anos de idade. Por outras palavras, é um instrumento de comunicação versátil para todas as idades e deve, portanto, ser utilizado pelas marcas para transmitir informações valiosas sob a forma de conhecimentos ou ações de envolvimento com os seus públicos-alvo.
A experiência mostra que não existem fórmulas mágicas, mas existem práticas eficazes para que os conteúdos funcionem melhor nesta plataforma, para se tornarem virais ou para que o algoritmo jogue a nosso favor. Para começar, esta é uma plataforma que coloca o conteúdo à frente do criador e utiliza uma linguagem diferente. Elementos que são importantes noutras redes, tais como a cópia ou a miniatura do vídeo, já não são aqui fundamentais. No TikTok, é importante que o vídeo seja ágil, dinâmico, com música e textos destacados.
Para focalizar bem o conteúdo e fazê-lo funcionar, deve ter quatro elementos fundamentais:
- Autêntico: o conteúdo deve ser original e criativo. Um erro muito típico que marcas e empresas cometem é tentar diferenciar o seu conteúdo do resto dos utilizadores para que seja “perceptível” que se trata de um canal empresarial. Mas o segredo é participar na plataforma como outro utilizador de uma forma orgânica.
- Estruturado: embora o conteúdo seja ágil e breve, deve ser corretamente estruturado. Isto facilita ao utilizador a compreensão do que vai transmitir e como o vai fazer. Facilita também a retenção de informação e interação. Neste sentido, os primeiros segundos de um vídeo são fundamentais. Neles, deve “apanhar” o utilizador e deixar claras as expectativas do que lhe vai dizer.
- Simples: a própria plataforma aconselha que o conteúdo deve ser alegre, simples e informal. Para isso, as emoções são fundamentais para transmitir essa boa vibração.
- Divertido: o TikTok é uma rede social de entretenimento e a maioria dos utilizadores vem a ela por esta razão. Por conseguinte, os conteúdos devem concentrar-se em ajudar os utilizadores a descobrir coisas novas através da aprendizagem ou da curiosidade.
O algoritmo do TikTok é o segredo mais bem guardado, mas graças à aprendizagem proporcionada pelo conteúdo que se torna viral, estamos a começar a compreender como funciona. Sabemos que o algoritmo beneficia a forma como um vídeo é visto, quanto tempo é visto, como é partilhado, interações e como está ancorado a eventos atuais.
O relatório fornece três exemplos que mostram o impacto que esta plataforma pode ter na sociedade: através do ativismo, através de um negócio específico (imobiliário) e na liderança.
Leia o estudo completo, clicando aqui.