A Xiaomi lançou a nova série Xiaomi 14, composta por dois dispositivos emblemáticos, o Xiaomi 14 e o Xiaomi 14 Ultra, desenvolvidos em parceria com a Leica. Agora, a marca lança em Portugal a campanha oficial destes novos dispositivos onde pretende provar que a expressão “Comer com os Olhos” é, de facto, verdadeira. Enquadrada no patrocínio da marca ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026 esta campanha pretende mostrar que o estímulo visual influência de maneira direta a experiência gastronómica.
Nos últimos anos, numerosos estudos demonstraram como os nossos sentidos, e especialmente a visão, afetam diretamente o próprio sabor e o prazer de comer, e é através da primeira harmonização fotográfica que a marca pretende elevar a união de sentidos a outro nível, fundindo pratos de alta cozinha com narrativas visuais inspiradas neles. Esta experiência conta com um prato de alta cozinha a ser apresentado com fotografias tiradas pelas lentes Leica do novo Xiaomi 14 Ultra e não com ingredientes, e que foi desenvolvido no restaurante Belcanto pelo Chef José Avillez e com a participação do fotógrafo Javier Corso.
O primeiro pairing fotográfico feito em Portugal
José Avillez, o primeiro Chef português a conquistar duas estrelas Michelin, em Portugal, tendo inscrito também Lisboa neste patamar de reconhecimento, selecionou um dos seus pratos emblemáticos para fazer a primeira harmonização entre a fotografia e a alta cozinha. O prato selecionado é composto por quatro deliciosas criações que refletem a inovação característica do Belcanto. Este prato foi o ponto de partida perfeito para uma experiência sensorial única. Para esta campanha, este prato foi harmonizado com 4 fotografias que foram colocadas na mesa complementando o serviço e reforçando a inspiração do mesmo.
Não é segredo que o Chef José Avillez também se inspira muito na cidade para a criação dos seus pratos e foi através desta inspiração que o fotógrafo Javier Corso se influenciou para cumprir o desafio de captar registos fotográficos que complementem a criação do Chef, criando assim o primeiro pairing fotográfico a ser materializado num restaurante de estrela Michelin em Portugal.
Para o projeto fotográfico, Javier Corso pretende representar um passeio pela cidade desde as suas margens ribeirinhas até às ruas ingremes do Bairro Alto e assim captar a alma vibrante da cidade através da lente do novo Xiaomi 14 Ultra. Cada fotografia retrata uma parte da jornada, desde os reflexos dourados nas colinas, até às vielas pitorescas do Bairro Alto, destacando não apenas a tradição e a inovação, mas também o fator humano que pulsa nas ruas de Lisboa.
Todas as imagens apresentadas em “Comer com os Olhos” foram captadas com o novo Xiaomi 14 Ultra, um dispositivo que transcende a definição de um simples smartphone.
Um projeto em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV)
Um estudo desenvolvido em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), liderado por Purificación García, investigadora e co-fundadora da Food Design, concentrou-se na análise da harmonização fotográfica em “Comer com os Olhos”, que ocorreu em março, no restaurante La Salita, de Begoña Rodrigo, em Espanha.
Esta ligação não é coincidência, pois foi esta equipa de pesquisadores que recentemente publicou um estudo no qual chegou às seguintes conclusões, “para além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos”. Um estudo que confirmou que “começamos a comer com os olhos” e que foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta campanha promovida pela Xiaomi.
No projeto ‘Comer com os olhos’ a pesquisa procurou compreender como a ligação entre pratos de alta cozinha e narrativas visuais poderia intensificar emoções e aprofundar a compreensão das ideias dos Chefs. Os resultados sugerem que os nossos sentidos, especialmente a visão, desempenham um papel essencial na nossa experiência e prazer alimentar.
Adicionalmente, o estudo realça como a apresentação visual dos alimentos não só influencia as nossas escolhas gastronómicas, mas também evoca emoções, memórias e influencia as nossas preferências alimentares. Estas descobertas sublinham a importância da estética na culinária, destacando a relevância crescente de se “comer com os olhos” e confirmando assim esta premissa.