A Força das Marcas em Portugal regista valores abaixo dos principais países Europeus

Novembro 20, 2024 Marcas, Marketing no comments

ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo de Força das Marcas em Portugal.

O estudo de Força de Marca em PORTUGAL, é desenvolvido em conformidade com a norma ISO20671 (avaliação de força de marca) e está alicerçado num trabalho de campo desenvolvido entre Outubro de 2023 e Setembro de 2024 tendo sido auscultados mais de 50.000 cidadãos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita ao último censos em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Neste processo foram auditadas e avaliadas 6 dimensões (relevância, consideração, admiração, confiança, recomendação e defesa perante situações de crise), obtendo-se os seguintes resultados:

Enquanto o Reino Unido atinge a melhor avaliação no que respeita à Relevância as marcas e Confiança nas mesmas, Itália ganha em Consideração e Admiração. Portugal recolhe as avaliações mais baixas, sendo de destacar que:

  • Portugal é o país onde as marcas são consideradas menos relevantes para os cidadãos (76,2%), com particular incidência nos Distritos do interior do país e para as gerações mais adultas.
  • A principal quebra na avaliação dos Portugueses reside na passagem do nível de Consideração para o nível de Admiração (68,9% da população Admira as marcas); esta quebra deixa particularmente expostos os níveis de Recomendação e Defesa das marcas.
  • Numa análise mais profunda, conseguimos apurar que a principal razão na quebra entre Consideração e Admiração das marcas em Portugal está diretamente relacionada com a vertente mais racional associada à Experiência de Serviço que as marcas entregam ao público:

a.    Atendimento adequado e eficiente em loja.
b.    Atendimento adequado e eficiente em digital.
c.    Atendimento adequado e eficiente em centro de apoio telefónico.
d.    Atendimento adequado e eficiente em apoio pós-venda.
e.    Respostas rápidas, apropriadas e assertivas.
f.    Acessibilidade, disponibilidade e simpatia no atendimento.

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