Relatório Global Destaca o Impacto Crescente da Inteligência Artificial na Evolução do Setor dos Media em 2023
A Cision, líder mundial em serviços de RP e comunicação, publica agora os resultados do seu 14º relatório anual, O Estado dos Media, em 2023. Com uma visão abrangente dos padrões e tendências do setor, este relatório global oferece insights valiosos para profissionais de RP, marketing e comunicação que procuram entender o panorama atual dos órgãos de comunicação social e o impacto nas estratégias atuais e futuras.
Segundo o relatório, os jornalistas enfrentam uma série de desafios, nos quais se incluem a disseminação de notícias falsas, a falta de pessoal e recursos, a diminuição de publicidade e receitas de circulação e o aumento das redes sociais e influenciadores que ultrapassam os Media tradicionais. Contudo, os jornalistas também demonstraram confiança no uso estratégico das redes sociais para promoverem o seu trabalho e interagirem com o público, bem como o use de recursos multimédia para aprimorar as suas narrativas.
Um dado significativo revelado no relatório é que 40% dos jornalistas afirmaram confiar cada vez mais em dados para definir estratégias editoriais, quando comparado com o ano anterior. Esse grande crescimento na utilização de dados indica uma mudança fundamental na abordagem editorial e destaca a importância de informação precisa e autêntica.
“A próxima geração de jornalistas deve ser mais…”.
Essa frase ecoa a preocupação dos jornalistas em manter a confiança e o rigor jornalístico, ao mesmo tempo em que abraçam o papel transformacional da tecnologia e dos dados. Com o recente lançamento do ChatGPT-4, jornalistas e profissionais de comunicação enfrentam os desafios crescentes da influência da inteligência artificial.
Além disso, o relatório destaca a confiança dos jornalistas nas agências noticiosas e nos comunicados de imprensa como fontes de informação credíveis. Isso ressalta a relevância contínua dos profissionais de relações públicas na era digital e levanta questões sobre como a integração da inteligência artificial (IA) afetará o desempenho das relações públicas no futuro.
Ao inquirir mais de 3.000 jornalistas de diferentes regiões do mundo, o relatório traz informações detalhadas sobre os principais desafios enfrentados pelos jornalistas, a evolução contínua do setor diante da tecnologia emergente e o que significa para os profissionais de comunicação que querem estabelecer parcerias com eles.