A inteligência artificial está a redefinir a forma como as marcas devem comunicar com os consumidores. Já não basta emocioná-los, agora também é preciso convencer o algoritmo. A “Internet do clique” está a desaparecer. Mais de 35% das pesquisas globais já são respondidas diretamente por uma IA, sem que o utilizador tenha de visitar qualquer sítio Web. Neste novo contexto, a inteligência artificial torna-se mais um interveniente no ecossistema de influência capaz de determinar quais as marcas que estão presentes, quais as narrativas que se amplificam e em quem confiam os consumidores. O relatório Machine Marketing elaborado pela LLYC apresenta um enquadramento estratégico para que as empresas transformem a IA num aliado na experiência de compra. O resultado: as empresas que o fazem alcançam mais 20% de conversão.
Portugal Digital Summit 2025
Nos dias 22 e 23 de outubro, o Centro de Congressos de Lisboa vai receber o Portugal Digital Summit 2025, o maior evento nacional dedicado à economia e transformação digital. Uma organização da ACEPI com o apoio do Governo de Portugal.
Sob o tema “Reinventing Business in the Age of AI”, o encontro reúne líderes, especialistas e inovadores para debater o impacto da inteligência artificial, do comércio eletrónico e da inovação digital nos setores público e privado.
Durante dois dias, mais de 150 oradores e vários palcos temáticos vão explorar as tendências que estão a moldar o futuro digital de Portugal.
O facto de o evento integrar vários palcos temáticos permite aos participantes personalizar a sua presença escolhendo os temas que mais lhes interessam: inovação digital, digitalização de empresas, e transformação dos serviços públicos.
As inscrições para o Portugal Digital Summit 2025 podem ser feitas no site oficial do evento.
O Estado dos Media em 2025
A Cision, líder global em consumer e media intelligence, divulgou hoje o seu 16º relatório anual Estado dos Media em português, um estudo que define a indústria de mais de 3.000 jornalistas em 19 mercados globais. As descobertas deste ano revelam as pressões e possibilidades que moldam o jornalismo moderno – desde a mudança de comportamento do público e a interrupção da IA até à procura contínua por relevância, precisão e conexão humana real no alcance de RP.
Há mais de uma década e meia que o relatório Estado dos Media da Cision oferece uma visão inigualável da dinâmica em evolução entre os jornalistas e os profissionais de relações públicas que trabalham com eles. O relatório de 2025 é mais aprofundado do que nunca, revelando diferenças regionais na América do Norte, EMEA e APAC, e trazendo à tona os temas globais que mais importam nos Media atualmente.
Os Desafios dos Profissionais de Marketing em 2025
No mais recente relatório, a Brandwatch inquiriu 1.378 profissionais de marketing de todo o mundo para conhecer melhor as suas abordagens, planos e desafios para o ano de 2025.
Num mundo que exige adaptação constante, como podemos compreender os consumidores e utilizar os dados de forma eficaz? Quais são os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais de marketing e que ferramentas estão a utilizar? Que estratégias pretendem aplicar? Que competências consideram essenciais adquirir? Quais são, afinal, as suas prioridades para este ano?
Adoção de IA acelera à medida que os líderes de comunicação ganham maior influência na direção executiva
O Relatório de Comunicação de 2025 da Cision e PRWeek destaca as principais mudanças do setor, incluindo estratégias impulsionadas por IA, o surgimento de influenciadores internos e o aumento das expectativas das equipas de comunicação.
A Cision, líder global em inteligência de Media e soluções de comunicação, em parceria com a PRWeek, anunciou ontem o lançamento do Relatório de Comunicação 2025, que oferece uma análise aprofundada do cenário em evolução das relações públicas e da comunicação corporativa.
Com base em insights de mais de 300 profissionais do setor nos EUA e no Canadá, o relatório deste ano revela como a IA está a transformar o setor, os líderes de comunicação estão a desempenhar um papel mais estratégico na direção executiva e os influencers internos estão a remodelar a credibilidade da marca.